PROBLEMA SEM FIM: CARVOARIAS VOLTAM A SER ALVO DE RECLAMAÇÕES EM CARANDAÍ

em Cidade/Destaques por

Um problema antigo que envolve a questão ambiental tornou a ser alvo de reclamação de moradores de vários bairros de Carandaí durante esta semana.

Em meio ao tempo quente e que vem batendo recordes de calor em várias regiões do Brasil, o calor e baixa umidade do ar tem sido agravados pela fumaça provocada pelas carvoarias de Carandaí.

Pela madrugada, moradores dos bairros Coabh , Ponte chave, Olímpico, Estação e outros perceberam o forte cheiro de fumaça que impediu o sono e trouxe problemas respiratórios principalmente a criança e idosos.

A questão ambiental não é novidade e o caso já chegou ao conhecimento das autoridades.

Em matéria publicada meses atrás pelo portal de notícias Carandaionline,um comissão de vereadores foi formada e os mesmos chegaram a visitar as carvoarias da cidade em busca de uma solução par ao problema, porém mesmo com a intervenção dos representantes do povo, a fumaça volta a invadir as casas durante a madrugada e torna a ser alvo de reclamações.

Nossa equipe de reportagem recebeu várias mensagens de moradores de bairros diferentes da cidade relatando a volta do problema esta semana e a assessoria de imprensa da prefeitura foi questionada novamente.

Em nota, a prefeitura alegou que em virtude das fumaças recorrentes no município de Carandaí, a prefeitura informa que a população interessada em fazer denúncias sobre as atividades de carvoarias pode contatar a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, seja por telefone, no número 3361-3865; ou presencialmente no endereço: Rua Fernando Fonseca, 90, Bairro Estação; onde poderá protocolar um requerimento.

A denúncia será encaminhada aos órgãos responsáveis pela fiscalização de atividades poluidoras e ao Ministério Público de MG.

Outra forma de realizar denúncias é entrar em contato direto com a Polícia Militar de Meio Ambiente através dos números: (32) 3339 5050 (Sede em Barbacena) ou (31) 3763 1006 (Sede em Conselheiro Lafaiete).

A Prefeitura de Carandaí ressalta que as Carvoarias só podem operar legalmente, depois de obtidas as devidas licenças e autorizações junto aos órgãos estaduais de meio ambiente e após obtenção de alvará de funcionamento junto ao Departamento Municipal de Administração Tributária e Projetos. A operação irregular está sujeita à autuação e aplicação de penalidades, inclusive multas e suspensão das atividades.

Foto: Reprodução online

CLIQUE AQUI E CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK

 

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

*