Mães de Carandaí dão exemplo e doam leite à Santa Casa de Barbacena

em Cidade/Destaques por

Se amamentar é um gesto de amor, doar o próprio leite a um bebê que não pode se alimentar do seio materno é um ato de generosidade extrema. Foi para não deixar que crianças ficassem desprovidas do leite humano, único que contém todos os nutrientes e anticorpos de que o bebê necessita para crescer e se desenvolver com saúde, que um grupo de mães da cidade de Carandaí esteve na Santa Casa de Barbacena. As jovens Paloma, Diona, Lorrane e Patrícia se juntaram a outras 22 mães barbacenenses que estão ajudando a salvar pequenas vidas.

Elas viajaram acompanhadas por uma enfermeira e uma agente da Unidade Básica de Saúde do bairro Ponte Chave, onde as quatro residem. Na chegada, após exames de praxe as lactantes receberam orientações sobre como fazer elas mesmas a coleta do leite; em seguida, foi entregue a cada uma o material necessário, como vidros, toucas e máscaras, para realizar o procedimento com higiene e segurança.

O convite às mães com leite materno em excesso para fazer a doação partiu da UBS da comunidade de Ponte Chave, que iniciou o trabalho de conscientização no mês passado como parte das atividades alusivas ao “Agosto Dourado”, de incentivo ao aleitamento materno. Para chamar a atenção sobre a iniciativa, a unidade ganhou decoração especial e os profissionais fizeram o trabalho de convencimento em contato direto com cada uma das mães. No total, seis mulheres se ofereceram para doar o próprio leite. Elas fazem a ordenha nas próprias casas e a Secretaria Municipal de Saúde de Carandaí recolhe os vidros com o produto, enviando-os semanalmente à Santa Casa de Barbacena. Da Santa Casa, o leite materno é enviado para o banco de leite de Juiz de Fora, onde é pasteurizado e retorna a Barbacena pronto para alimentar os bebês internados na UTI Neonatal.

A Santa Casa de Misericórdia de Barbacena é referência regional em atendimento materno-infantil.

Com informações de Gina Costa

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*