Até agora 15 cidades Mineiras cancelaram o Carnaval em 2015

em Destaques/Minas Gerais por
Tradicional Chuveirão de Sabará também foi suspenso por causa da "Seca" que atinge MG
Tradicional Chuveirão de Sabará também foi suspenso por causa da “Seca” que atinge MG

A crise hídrica que atinge Minas Gerais, o medo de uma “invasão”  de foliões e o corte de verbas fizeram com que pelo menos 15 cidades no Interior do Estado cancelassem o Carnaval. Com a seca que atinge Minas desde o início do ano, os municípios optaram por não ter as festas, já que nesse período o número de turistas faz com que o consumo de água aumente muito.

O cancelamento das cidades por causa da crise hídrica levou outros municípios do entorno a também optaram por suspender as festas já que poderia haver uma migração de foliões e com isso aumentar muito o fluxo de público, fazendo com que essas cidades não tenha segurança ou estrutura para receber a “invasão” desses foliões.

Nesta sexta-feira (23) Carmo Da Mata suspendeu a folia por esse motivo. De acordo com a assessoria de imprensa da cidade, como vários municípios em seu entorno também cancelaram as festas, Carmo da Mata optou por fazer o mesmo, já que haveria dificuldades de segurança e também poderia causar problemas aos moradores da cidade.

Outra cidade exemplo desse mesmo motivo é Passatempo, também no Centro-Oeste de Minas. Por meio de nota publicada no Facebook da cidade, a prefeitura da cidade informou que “se o município realizasse sozinho não comportaria o fluxo de pessoas, colocando em risco a segurança tanto da população quanto dos visitantes. Outro motivo foi a provável falta de água que poderia ocorrer nas festividades. A situação atual de abastecimento de água no município está em sinal de alerta”, afirma o texto. Carmópolis de Minas, na mesma região também cancelou pelo mesmo motivo.

Além desse problema, o corte de gastos é o outro motivo para os cancelamentos. Dos 15 cancelamentos, quatro  tiveram como problema primário o racionamento da água: Itaguara, na região metropolitana da capital, Oliveira, Itapecerica e São Gonçalo do Pará ambas na região Centro-Oeste da cidade.

Saiba um pouco mais sobre os cancelamentos em cada cidade:

Por causa da água:

Itaguara

Itaguara, na região metropolitana de Belo Horizonte divulgou um comunicado na última quinta-feira (22), no site da prefeitura da cidade anunciando que neste ano não haverá folia já que a cidade passa pela pior crise hídrica de sua história.

Ainda segundo o comunicado, a cidade está prestes a ter que adotar um rodízio de água e por isso não é possível receber os foliões durante o período do carnaval, já que o número de pessoas na cidade aumenta muito e não há capacidade para atender a demanda.

Itapecerica

A cidade de Itapecerica, no Centro-Oeste de Minas, suspendeu o tradicional  “Carnaval Itabeleza 2015” por causa do racionamento de água nos próximos dias. Um comunicado foi divulgado pela prefeitura explicando que a cidade não poderia receber mais pessoas durante o feriado.  O município já está com escassez de água por causa de uma baixa nos níveis das represas e se recebesse um número grande de turistas a situação se agravaria muito.

Oliveira

A cidade que fica também na região Centro-Oeste de Minas resolveu cancelar a folia por três motivos: a crise hídrica, a segurança e o excesso de turistas que poderia receber. Com 41 mil habitantes, a expectativa é que mais 15 mil chegassem a cidade. A vazão do rio que já estava baixa na cidade poderia ficar ainda pior. No ano de 2014 já faltou água durante a folia.

São Gonçalo do Pará

Mais uma cidade da região Centro-Oeste de Minas que cancelou a folia por prevenção, para evitar que falte água e também por questões financeiras, já que a principal festa da cidade é o rodeio e ela será priorizada. De acordo com a assessoria de imprensa do município, no ano passado faltou água na cidade no período do Carnaval. Ainda não falta água na cidade, mas a medida é tomada como precaução.

Por medo de excesso de foliões:

Carmópolis de Minas

Na região Centro Oeste, a cidade também anunciou nesta quinta-feira (22) o cancelamento das festividades pelo mesmo motivo de Passatempo. “cabe salientar que além dos problemas com a aglomeração de foliões, o município está se precavendo de possíveis racionamentos ou falta de água como os vivenciados por vários Municípios, devido ao baixo volume de chuvas”, informou o município por meio de nota.

Cláudio

Cláudio, na região Centro-Oeste,  foi o primeiro município a cancelar a folia no Estado. De acordo com a assessoria de imprensa, o município optou por fazer um corte de gastos.  Ainda por meio da assessoria,  a prefeitura da cidade informou que vai resgatar as antigas festas nesse período fazendo um pré-Carnaval, que consiste em festas nos dias 30 e 31 de janeiro. Neste ano a festa na cidade será com as bandas Sambô e Molejo. Segundo o executivo o Carnaval na cidade não tem muita adesão.

Matheus Leme

O município, na região Central do Estado, suspendeu a festa por causa do corte de gastos.De acordo com o prefeito Marlon Guimarães, a não-realização do evento vai permitir uma economia de R$ 300 mil para os cofres da cidade – que tem 30 mil habitantes e é única responsável por custear as festividades.

Formiga
O município de Formiga, na região Centro-Oeste passa pelo mesmo problema. Sem recursos e enfrentando uma crise financeira, a cidade suspendeu a festa e vai economizar cerca de R$ 200 mil sem a folião.

Santa Maria de Itabira
Também no Centro-Oeste, a cidade decidiu pelo cancelamento por causa do enfrentamento de uma crise financeira. O município preferiu manter em dia o pagamento dos servidores e evitar o endividamento do executivo.

Arcos
Em Arcos, na região Centro-Oeste, também está com o orçamento baixo e não vai realizar a folia. De acordo com a prefeitura da cidade, várias economias estão sendo feitas no município. O executivo informou ainda que a economia será investida em saúde e em educação
Piracema
Também na região Centro-Oeste a folia da cidade foi cancelada, já que o município enfrenta dificuldades financeiras. Segundo informado pela prefeitura da cidade está havendo um corte máximo de despesas e sendo priorizado o pagamento dos servidores.

São Francisco de Paula
Cidade no Centro-Oeste também está com problemas financeiros e não vai realizar a folia. A reportagem  tentou contato com a prefeitura da cidade, mas foi informada que os responsáveis estavam em reunião e não recebeu retorno.

Itabira

Após uma reunião com a equipe econômica da prefeitura ocorrida na tarde dessa sexta-feira (23) foi decidido que o município precisa fazer alguns ajustes financeiros para honrar pagamentos de fornecedores. Além disso, o longo período de estiagem foi outro fator para o cancelamento da folia.

“O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) a estender o período de racionamento e, ainda, alugar equipamentos para bombear água. O principal sistema de abastecimento da cidade, a Pureza, já está utilizando seu volume morto – água reserva que nunca foi utilizada na história da Pureza.
O aumento do número de pessoas na cidade – já que municípios também cancelaram o Carnaval, havia a grande possibilidade de Itabira atrair ainda mais foliões – o gasto na área do Carnaval para refrescar foliões e limpeza de banheiros químicos e da área de seu entorno poderiam aumentar os transtornos do desabastecimento durante o Carnaval e agravar os problemas para a população após a folia”, esclareceu o comunicado da prefeitura.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

*