"
Capa / Região / PERITOS CRIMINAIS DE CONSELHEIRO LAFAIETE LANÇAM CARTILHA DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO

PERITOS CRIMINAIS DE CONSELHEIRO LAFAIETE LANÇAM CARTILHA DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO

 

Em um evento realizado nesta segunda-feira (11), na Câmara Municipal de Conselheiro Lafaiete, os Peritos Criminais da Polícia Militar de Minas Gerais (PCMG), Renata Karla Peres Rodrigues e Gilmar Dias Rodrigues, lançaram uma cartilha informativa sobre as ações do Projeto Valorização da Vida e Prevenção ao Suicídio, projeto este que integra a campanha mundial “Setembro Amarelo”.

Estavam presentes no evento, representantes do Rotary Clube, entidade parceira e patrocinadora da cartilha, representantes da Polícia Civil e Polícia Militar, vereadores, Bombeiros e representantes do CVV. Também prestigiou o evento Dra. Varinia Alejandra Frau, psiquiatra forense argentina que faz parte do projeto.

A iniciativa surgiu a partir da constatação do elevado número de suicídios consumados e atendidos pelos peritos criminais na área de atuação da Delegacia Regional de Conselheiro Lafaiete, o que levou ao estudo da matéria e a busca de mecanismos de intervenção para prevenção desse cenário. O trabalho integrou um mestrado em Ciências Criminais Forense desenvolvido em Buenos Aires orientado pela psiquiátra forense e médica legista na Argentina, Dra. Varinia Alejandra Frau Aveal e a as ações passaram a integrar a campanha mundial do Setembro amarelo. A proposta estendeu-se a algumas

cidades do 13o Departamento de Polícia Civil e também culminou na edição de leis municipais concernentes ao tema em Conselheiro Lafaiete e Barbacena.

Segundo a Perita Criminal Renata, durante o mês de setembro de 2016, período de intensificação das atividades do projeto não foi registrado nenhum suicídio consumado no município de Lafaiete. “O que muita gente não sabe é que nove em cada dez suicídios são evitáveis. A proposta é abordar o tema de maneira simples, direta e eficiente, levando a população a possibilidade de conhecer o assunto, promovendo uma intervenção social a fim de evitar o acometimento do suicídio”, explicou Renata.

Atendimento

O CVV – Centro de Valorização da Vida, oferece atendimento gratuito por telefone, e-mail, chat e voip, 24 horas por dia para as pessoas que precisam de apoio emocional e psicologico em todo Brasil. A ligação pode ser feito para o 141 e a partir de 30 de setembro de 2017 será gratuita para todo Brasil através do número 188. Para mais informações, o site é www.cvv.org.br

Check Also

Acidente envolvendo duas motocicletas deixa uma vítima fatal em Capela Nova

  Um grave acidente de trânsito envolvendo duas motos, ocorrido por volta de 21h, nesta …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *