PSICÓLOGA FALA SOBRE O JOGO ” BALEIA AZUL”

em Cidade/Colunistas/Destaques por

ktlin-300x142

 

Nesta coluna desse informativo regional, hoje iremos abordar o seguinte tema: Jogos Virtuais, falando especificamente do jogo “baleia azul”, devido ao grande número de solicitações. O jogo virtual baleia azul ganhou recentemente um espaço no noticiário nacional, as pessoas tem expressado a sua opinião sobre o tema por mensagem nas redes sociais, whatsapp entre outros meios.

Alguns especialistas apontam que o jogo foi criado na Rússia, contudo o jogo propõe 50 desafios aos adolescentes como assistir filmes de terror e tirar fotos, auto mutilar-se desenhando baleias com objetos afiados no corpo, ficar doente, entre outras tarefas, porém a última tarefa é o suicídio.

É extremante importante discutirmos esse assunto, mais de um milhão de pessoas tiram a própria vida todos os anos no mundo, outro aspecto que devemos abordar também é o uso da internet pelos nossos crianças e adolescentes, acho que a tecnologia tem que estar á favor da vida, e tem que ser utilizada de forma adequada e com a devida orientação dos pais. Os pais devem conhecer a rotina dos filhos, conhecer os amigos, ou seja, estarem mais próximos dos seus filhos, além de estabelecer uma boa comunicação e fazer que seu filho sinta seu carinho a atenção.

Também é importante supervisionar a sua conduta e colocar limites ajustados á sua idade e estimular sua autonomia promovendo um comportamento independente e responsável. Essa tarefa não é somente dos pais, mas de todos nós, seja professores, amigos, parentes, familiares, profissionais de saúde, governantes, enfim todos nós devemos assumir a responsabilidade neste momento de promover este aumento do acesso público as informações sobre os aspectos: da prevenção e possíveis indícios de comportamentos de suicídio.

Algumas dicas para que os pais possam identificar comportamentos de adolescentes que estejam jogando o jogo baleia azul:

*Observar a mudança de comportamentos dos filhos (Introversão; Isolamento, Falta de comunicação, entre outros)

*Entender o porquê do uso de blusas de manga comprida o tempo todo; -Verificar se tem ferimentos (automutilação); –

*Verificar se trocam mensagens de madrugada;

Nestes casos procure ajuda de um profissional caso identifique algo de anormal no comportamento do filho, para que se possa ter uma avaliação mais detalhada sobre os comportamentos apresentados, sendo assim é possível a intervenção. Cabe ressaltar que as pessoas também podem apresentar transtornos mentais que podem levar ao suicídio, no entanto devemos ficar sempre atentos a prevenção ao suicídio tem que ser feita todos os dias , portanto procure um profissional de saúde .

Em caso de dúvidas podem encaminhar suas perguntas para o email: dpsicologia.explica@gmail.com ou na minha pagina do Facebook: www.facebook.com/psicologa.kethelin Forte abraço e até a próxima !!!

CLIQUE AQUI E CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*