“ESPAÇO DA PSICOLOGIA”, TEMA DE HOJE: ESGOTAMENTO FÍSICO E MENTAL

em Colunistas por

ktlin-300x142

 

Nesta coluna deste informativo regional, hoje iremos falar sobre um assunto muito importante o Esgotamento Físico e Mental.

O nosso corpo precisa descansar, principalmente depois de um dia de trabalho cansativo, quando uma pessoa não consegue recarregar as energias e tem dificuldades para organizar os pensamentos, provavelmente estamos diante de um pessoa que está se sentindo esgotada, cansada e desaninada. Esse esgotamento pode ser de uma origem física ou mental, cabe ressaltar que o cansaço físico pode levar ao esgotamento mental , assim como o cansaço mental pode levar ao esgotamento físico.

E muito importante cuidar do corpo e da mente para evitar o surgimento de doenças, no caso do esgotamento podemos desenvolver diversas doenças como Hipertensão Arterial, Ansiedade, Gastrite, Síndrome do Pânico, Depressão, Síndrome de Burnout, entre outras. Os principais sintomas do esgotamento mental são: cansaço persistente, dificuldades de concentração, alterações no sono (insônia ou excesso de sono), ansiedade, irritabilidade, falhas na memória, desâmino, perda de habilidades, tristeza, redução do desejo sexual, etc.

Podemos associar o esgotamento físico a atividades como: ter uma longa jornada de trabalho, assumir muitas tarefas e não conseguir realizá-las, dormir pouco, sedentarismo, ficar horas no trânsito, esses são alguns exemplos cotidianos. No cansaço físico podemos observar a presença de alguns sintomas como um sono não reparador, dores musculares pelo corpo, apatia, desmotivação, cansaço persistente, gripes e resfriados (baixa resistência imunológica).

Algumas doenças como a anemia, a depressão, fibromialgia e o diabetes também podem apresentar o cansaço físico com um sintoma, por isso é importante uma avaliação mais detalhada do médico sobre os sintomas apresentados por você. A atuação do psicólogo é importante nesses casos visto que o uso de técnicas e de processos como Orientação Profissional, Técnicas de Relaxamento, Treinamento de assertividade, entre outras, produz resultados eficazes, contudo essas técnicas são utilizadas conforme a necessidade de cada pessoa.

Confira agora algumas dicas para evitar o esgotamento físico e mental :

* Prática de atividades físicas,

*Alimentação balanceada,

*Aprender a falar não em algumas situações,

*Relaxar e fazer atividades que lhe despertem prazer, etc.

Em caso de dúvidas podem encaminhar suas perguntas para o email: dpsicologia.explica@gmail.com ou na minha pagina do Facebook: www.facebook.com/psicologa.kethelin Forte abraço e até a próxima !!!

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

*