POLICIAL MILITAR COLOCA A PRÓPRIA VIDA EM RISCO PARA SOCORRER VÍTIMAS DE ATAQUES DE ABELHAS

em Região por

 

Militares do Corpo de Bombeiros de Conselheiro Lafaiete compareceram na cidade de Rio Espera na manhã dessa quinta-feira (30-03) para fazer vistoria e orientação à família que sofreu ataque por abelhas na ultima quarta-feira na cidade.
Um idoso de 98 anos de idade que realizava capina em sua horta foi atacado pelo enxame de abelhas e ainda durante as picadasconseguiu pedir ajuda a sua filha, que na tentativa de ajudá-lo também sofreu várias picadas e permanece em observação hospitalar, o idoso infelizmente não resistiu as picadas e veio a falecer ainda no local. Um Policial Militar, Cabo Cruz, vizinho das vítimas, estava de folga no momento do ocorrido, ouviu os gritos e tentou socorrê-los conseguindo agilizar o atendimento. No apoio, eles(CB Cruz e a filha do idoso) acabaram entrando em um rio poluído que corta o terreno após várias ferroadas.
A guarnição do Corpo de Bombeiros Militar de Conselheiro Lafaiete, composta pelo Cabo Moreira e Soldado Daniel, estive no local e orientou os familiares e moradores nas proximidades sobre atitudes preventivas para evitar futuros ataques. Foi efetuado o isolamento da área com intuito de prevenir novos acidentes e tambémfoi realizado contato com um Apicultor (Profissional especializado que cria abelhas) da própria cidade que se disponibilizou a deixar uma caixa especifica para capturar as abelhas que ainda estão dispersas no local, para que haja o manejo correto e direcionamento do enxame para local apropriado.

Fique atento às dicas:
Trate as abelhas como você faria com qualquer outro animal venenoso, tal como uma cobra ou escorpião. Esteja alerta e afaste-se;
O calor e a florada influenciam no surgimento de enxames itinerantes e aumento do número de insetos nas colmeias. O calor também deixa as abelhas, vespas ou marimbondos mais agitados e agressivos.
Para evitar problemas, o Corpo de Bombeiros Militar recomenda:
• Evite movimentos bruscos e excessivos quando próximo a colmeias.
• Não grite, pois as abelhas são atraídas por ruídos, principalmente os agudos.
• Evite operar qualquer máquina barulhenta próximo a colmeias. Examine a área de trabalho antes de usar equipamentos motorizados.
• Ensine as crianças a se precaver e não matar as abelhas, vespas ou marimbondos.
• Se for atacado, proteja o pescoço e o rosto das picadas, com a ajuda de uma camisa ou outra vestimenta. Se a ferroada ocorrer na cabeça e/ou pescoço, procure imediatamente auxílio médico.
• Pessoas alérgicas a picada de insetos devem evitar caminhadas em áreas de mata, pois para quem é sensível à peçonha, apenas uma picada pode ser suficiente para gerar um choque anafilático.
• Caso seja alérgico a picadas, pergunte ao seu médico o que fazer.
• Caso alguém seja picado, é importante que faça a remoção imediata dos ferrões, pois eles continuam liberando peçonha gradativamente. A sua retirada interrompe esse processo.
• Após a picada, a abelha perde seu ferrão e a bolsa de peçonha e morre. Contudo, o mesmo não se aplica às vespas e marimbondos. Após picar eles estão prontos para atacar novamente.
• Em casos de formação de colmeias em residências, o proprietário deve acionar uma empresa de apicultura especializada para a remoção do foco. Nos casos mais críticos, acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

*