“PAPO DE MÚSICO”…PÔR DO SOL OU OVO FRITO?

em Cidade/Colunistas/Destaques por

nilson

 

Caboclo ficou milionário economizando ração de cachorro, levantando toda madrugada pra latir no quintal… ou ganhando na Mega Sena, não sabemos. Talvez lavando dinheiro, conforme depois investigou mas não comprovou a PF, já que é uma prática mais comum e, de todos os meios que conduzem à abastança, é o mais seguro em todo o mundo.

O fato é que sentindo-se e sendo rico, remobiliou toda a casa e foi numa exposição de artes pra comprar aquele! belo quadro que combinasse com seu jogo de sofás… Arrematou uma tela salgada, um trem abstratíssimo! e pagou na hora.

Ascendeu no artista autor a curiosidade de conhecer seu cliente: “Diga-me, monsieur, o que viu neste meu quadro “O Pôr do Sol” para comprá-lo pelo preço proposto que, aliás, eu acho justo e digno? Com certeza é um admirador do meu traço surreal e introspectivo!” O emergente respondeu assustado: “Pôr do sol??? Pensei que fosse um ovo frito!”. Concluímos que, dificilmente vai à uma bienal de arte alguém que desconheça do assunto.

Não abre um Machado Assis quem não gosta das vírgulas e do estilo minucioso de um Dostoiévski; não liga a TV em dia de domingo quem arruma algo pra fazer; não sorri e diverte-se com Woody Allen quem ri de Debi & Lóide. Mas, na Música, todo o público é potencialmente jurado de reality show e ao mesmo tempo agente opressor da crítica.

Não falta quem diga que os tempos mudaram e que por isso temos uma nova vertente de música-diversão, de letras que refletem os novos tempos, de canções alegres que nos relaxam das tensões do dia a dia. Se a música popular foi por este caminho, em breve teremos pintores expondo emotions gifs , arquitetos assentando tijolo em pé, dançarinos e coreógrafos ensaiando quadrilha junina, escritores compondo em porta de banheiro público, atores ensaiando improviso e atletas treinando cuspe à distância.

É fato que as artes mencionadas não são tão populares… e que a música foi premiada pela futilidade dado seu poder comercial de massa. Faz sentido; um infeliz sentido. Então seria a hora de quem faz música por amor à ela, enfiar a viola no saco e sair saindo, à francesa como os ingleses e pedindo desculpa, com licença, foi engano, pode ficar com o troco. O tempo da beleza musical, seja na melodia, harmonia, poesia, arranjos… passou! Quem não se deu conta foi aquele que mais a ama e entende: absurdamente, os próprios músicos! A realidade agora é outra: “Não me contratem porque eu não tenho no meu repertório os sucessos “prapulares”… tenho vergonha de tocá-los…”. Ou, pior: ouvir o contratante dizer: “Não tem espaço pra você porque preciso trazer o que o povo quer: sertanejo e funk…”

Felizmente ainda nos sobra algum espaço bacana no canto de um bar, uma casa noturna, um hotel fazenda ou uma festa particular que nos queira e tenha público pro nosso estilo, mesmo que pagando menos. E esse é outro paradoxo: quem toca o que tem valor artístico tem o cachê menor.

Porque seu valor hoje é medido pela quantidade de cerveja que o público consome, já que a maioria “Tá namorando a Budweiser”. Castigo divino recebido pela desunião de nossa classe ou herança da maldição de Lucifer, o músico e anjo caído?

CLIQUE AQUI E CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

*