Documentário vai retratar “holocausto” vivido por pacientes do Hospital Colônia de Barbacena

em Região por

Um documentário baseado no livro Holocausto Brasileiro, da jornalista mineira, Daniela Arbex, que retrata os horrores do Hospital Colônia de Barbacena estreia na no Canal MAX, na TV paga no dia 20/11. O filme produzido pela HBO com direção de Armando Mendz remonta parte da narrativa mostrada no livro que conta algumas histórias de horror vividas por pacientes em verdadeiros campos de concentração dentro do hospital.

O hospital fundado em 1903, por oito décadas levou adiante um tratamento desumanizador. Mais de 60 mil pessoas morreram ao passar pelo hospital e cerca de 70% não tinham diagnóstico de doença mental e viviam em situações completamente degradantes. Na tragédia brasileira de Barbacena, os pacientes internados à força foram submetidos ao frio, à fome e a doenças. Foram torturados, violentados e mortos. Seus cadáveres foram vendidos para faculdades de medicina, e as ossadas comercializadas. Todos que ali chegavam eram declarados como loucos.

Pacientes sofreram verdadeiros holocaustos no hospital;

Na década de 1980 a história de terror do Hospital Colônia teve um ponto final. Mais tarde veio a reforma psiquiátrica, em 2001, e foi estabelecido um novo modelo de assistência na saúde mental, baseado em uma rede de serviços e com os pacientes sendo tratados em residências terapêuticas.

 

Com informações do lafaieteagora

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

*