Alberto Pinto Coelho encerra mandato à frente do Governo de Minas destacando a força do povo mineiro

em Destaques/Política por
Aliado dos Tucanos Ex Governador despede dos 12 Anos de Gestão do PSDB no estado
Aliado dos Tucanos Ex Governador despede dos 12 Anos de Gestão do PSDB no estado

Um discurso emocionado e de gratidão ao povo mineiro marcou o encerramento do mandato do governador Alberto Pinto Coelho, nesta quinta-feira (01/01), na sacada do Palácio da Liberdade, sede histórica do Governo de Minas, em Belo Horizonte.

“Em minha vida pública, como parlamentar, líder de governos, como presidente da Assembleia de Minas em dois mandatos e, finalmente, como governador pude conviver de perto com essa generosa bondade do povo mineiro. Os mineiros são o sal da terra, nossa maior riqueza. Dão rosto e voz a este espírito que tudo perpassa a que se habituou chamar de mineiridade. Em nome deles foram feitas as grandes obras, mas também os grandes sacrifícios que agora frutificam e vicejam”, afirmou Alberto Pinto Coelho.

Em seu pronunciamento, Alberto destacou o trabalho realizado pelas gestões que estiveram à frente do Estado nos últimos doze anos, mas afirmou que as obras e ações são, sobretudo, do povo mineiro.

“As expressivas realizações dos últimos 12 anos se incorporam ao grande legado que é fruto do trabalho de gerações inteiras, de vários partidos e governos. E pertencem exclusivamente ao povo mineiro”, disse. Alberto Pinto Coelho estendeu, ainda, suas palavras ao corpo de servidores públicos civis e militares de Minas Gerais a quem, segundo ele, deve aplausos e permanente gratidão.

Fortalecimento da democracia

Também em seu discurso, Alberto Pinto Coelho destacou a importância do fortalecimento da democracia.

“Celebramos, hoje, no Brasil, mais um rito de transmissão do poder, simbolizando a estabilidade de nossas instituições ao longo de 26 anos de reconquista do Estado Democrático de Direito, com seu marco fundador na Constituição Cidadã de 1988.Também testemunhamos nesse período histórico de afirmação e consolidação da vida republicana, como agora acontece em Minas Gerais, a alternância dos partidos políticos no comando da administração estatal, outra prova de vitalidade da atividade política em nossa sociedade”, ressaltou.

Alberto conclamou a todos para olhar para frente, mirando sempre os valores republicamos e democráticos que hoje regem o povo brasileiro.

“Quero fazer uma conclamação a todos para que, na situação ou na oposição, tenhamos sempre em vista, acima das divergências ideológicas ou das diferentes visões de mundo, tenhamos sempre em vista, reitero, o nosso compromisso maior com os valores republicanos e democráticos que hoje nos regem, pois são eles que nos garantem o bem maior da liberdade política da sociedade e de cada cidadão”, disse.

Ainda em sua mensagem final, Alberto falou da necessidade de que Minas continue a olhar para a frente, buscando a construção de um futuro melhor.

 “É hora, sobretudo, de olharmos para frente e para o alto, como aprendemos a fazer em Minas, visando a construção de um futuro melhor, mais justo, mais equilibrado, mais próspero, mais digno de mineiros e brasileiros, sem distinção de raça, cor ou credo”, afirmou.

O governador Alberto Pinto Coelho foi acompanhado até os portões do Palácio da Liberdade por um coral de 300 vozes e seus secretários de Estado.

Alberto Pinto Coelho

Nascido em três de outubro de 1945, no município de Rio Verde (GO), aos três anos de idade Alberto retornou com sua família para Belo Horizonte. Seu pai, Alberto Pinto Coelho, presidiu a Assembleia Legislativa de Goiás entre 1947 e 1948.

Graduado em Administração de Empresas, Alberto Pinto Coelho acumulou mais de 30 anos de experiência no setor de telecomunicações, sendo 27 deles como gestor de empresa pública.

Em 1994, elegeu-se deputado estadual pelo Partido Progressista (PP) e cumpriu quatro mandatos consecutivos, sendo votado em 750 dos 853 municípios mineiros. Durante 16 anos de atividades no parlamento, presidiu a Assembleia por dois mandatos consecutivos, 2007-2008 e 2009-2010. Também foi líder de governo na Casa nas gestões dos governadores Itamar Franco e Aécio Neves.

Em outubro de 2010, Alberto Pinto Coelho foi eleito vice-governador na chapa encabeçada por Antonio Anastasia. Assumiu o Governo de Minas, em 04 de abril de 2014, quando o ex-governador se descompatibilizou do cargo para concorrer a uma vaga no Senado Federal.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

*