FORMADO O CENÁRIO POLÍTICO DAS ELEIÇÕES 2016 EM CARANDAÍ

em Cidade/Destaques por

O cenário político das eleições municipais de 2016 está definido para o pleito que acontecerá dia 2 de Outubro onde com a última das convenções realizada nesta data (4) configurou três candidatos a próxima administração.

A coligação formada pelo PSB ( 40) apresentou no último domingo, o ex prefeito Clairton Dutra ( Kiko) e seu vice Maurício Patruz.

kikoo

 

 

 

 

Pela coligação   do PPS (23), foram apresentados como candidatos o ex prefeito Moacir Tostes de Oliveira seguido por seu vice, o ex vereador Israel Baêta ( Lalau)

moacirxlalau

 

 

 

 

 

 

Já a coligação do partido PR (22) apresentou nesta data seu candidato a prefeito o ex vereador Wasghinton Gravina ( Vasiquinho) e o atual secretário da Câmara, o vereador Cor Jesus Moreno.

vasicoxcor

 

 

 

 

 

 

A campanha eleitoral deste ano vai se caracterizar por um tiro curto ,onde  começará oficialmente em 16 de agosto, ao contrário das eleições de 2014, quando os candidatos podiam pedir votos somente a partir de 6 de julho. Assim, a duração da campanha eleitoral fica reduzida de 90 para 45 dias.

A propaganda no rádio e na TV, por sua vez, começa a ser transmitida em 26 de agosto. Em 2014, os programas começaram a ser exibidos em 19 de agosto, o que reduz as inserções de 45 para 35 dias.

Veículo com jingles
Fica proibido o uso de qualquer tipo de veículo, inclusive carroça e bicicleta, no dia das eleições.

Gastos nas campanhas
Para prefeitos, pode-se gastar 70% do valor declarado pelo candidato que mais gastou no pleito anterior, se tiver havido só um turno, e até 50% do gasto da eleição anterior se tiver havido dois turnos.

Teto de gasto de campanha de prefeito em município com até 10 mil habitantes
Até R$ 100 mil.

Cabos eleitorais
Podem ser contratados como cabos eleitorais um número limite de trabalhadores de até 1% do eleitorado por candidato nos municípios de até 30 mil eleitores. Nos demais, é permitido um cabo eleitoral a mais para cada grupo de mil eleitores que exceder os 30 mil.

Propaganda em carros
Só com adesivos comuns de até 50 cm x 40 cm ou microperfurados no tamanho máximo do para-brisa traseiro. “Envelopamentos” estão proibidos.

Propaganda em vias públicas
Permitidas bandeiras e mesas para distribuição de material, desde que não atrapalhem o trânsito e os pedestres. Bonecos e outdoors eletrônicos estão vetados.

Redes sociais
A campanha nas redes sociais estará liberada, mas é proibido contratar direta ou indiretamente pessoas para publicar mensagens ofensivas contra adversários.

Substituição de candidatos
Fica limitada a substituição de candidatos. O pedido de troca deve ser apresentado até 20 dias antes do pleito (excetuado caso de morte). A foto do candidato será substituída na urna eletrônica.

Horários de comícios
Comícios de encerramento de campanhas podem ir até 2h da madrugada. Nos demais dias, das 8h à meia-noite. Nas eleições anteriores, os comícios de encerramento de campanha também deviam acabar à meia-noite.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

*