MORADORES DO BAIRRO SANTA CECÍLIA DENUNCIAM SITUAÇÃO DE ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO

em Cidade/Destaques por

Moradores do bairro Santa Cecília em Carandaí tem convivido com um problema que segundo os mesmos se arrasta durante meses e a solução ainda parece um pouco distante.

A Estação de Tratamento de Esgoto (E.T.E) localizada na rua Constantino Ramos, apresenta um intenso mal cheiro com esgoto aberto, trazendo transtornos aos moradores do local.

Além do problema de esgoto a céu aberto, moradores do bairro Santa Cecília queixam-se ainda de uma grande quantidade de mato no local, onde segundo os mesmos alguns focos de dengue já foram encontrados, além de muito lixo acumulado na Estação.

Uma moradora da localidade, que preferiu não se identificar, alegou que existe no local um poço onde são acumulados dejetos a céu aberto e  que sem o devido tratamento contribui para a aparição de vermes que por muitas vezes podem ser vistos pelos ralos em casas nas proximidades do local, além de uma quantidade considerável de moscas.

Os moradores alegaram ainda que o esgoto segue para um córrego sem o devido tratamento e que já entraram diversas vezes em contato com os órgãos responsáveis do município para uma solução do problema , porém não obtiveram sucesso.

ete2A prefeitura Municipal de Carandaí respondeu nosso contato através de email, onde dizia já estar ciente do problema e que  o Município está questionando na justiça para que a COPASA assuma sua recuperação e funcionamento, pois há um acordo autorizado pela lei Número 743/75, onde a Copasa figura como responsável por todo o serviço de esgotamento sanitário local.

Ainda segundo a Prefeitura, a concessionária afirma que a referida ETE foi construída com uma capacidade muito menor do que o necessário e, por isto, desde a sua construção em 2007, nunca chegou a funcionar,e que a Copasa entende que seria um gasto muito alto para ativá-la e que sua capacidade só trataria o esgoto produzido por 1000 habitantes.

Nossa equipe de reportagem também entrou em contato com a assessoria de imprensa da Copasa que através de nota informou que não possui concessão para operar os serviços de esgotamento sanitário no município de Carandaí.

Com o impasse existente entre ambas, moradores do  bairro Santa Cecília em Carandaí, continuam sem previsão para a resolução deste problema.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

*