POLICIA MILITAR DE CARANDAÍ DIVULGA NOTA SOBRE SUA ATUAÇÃO PERANTE AOS ALAGAMENTOS OCORRIDOS NA CIDADE

em Cidade/Destaques por

Após alagamentos ocorridos na região central de Carandaí,foi realizado pela 120 CIA da PMMG, contato comunitário com diversos comerciantes afetados e com representantes da prefeitura Municipal.Devido à dificuldade de isolar as ruas de acesso das regiões alagadas, por viaturas da PMMG e as demandas de outros bairros em atendimentos diversos, foi solicitado a mobilização de comerciantes e poder público municipal, conforme a filosofia de policia comunitária, pra minimizar os graves problemas advindos.

Dentro do programa de policia comunitária, com a premissa de mobilização social e a solução de problemas que afetam a sociedade civil organizada em conjunto com o poder público municipal, comerciantes e moradores da área de alagamento durante as chuvas torrenciais, foram cadastrados em grupo de whatsApp “ S.O.S CALÇADÃO”­­­ , SENDO ESTA A REGIÃO MAIS AFETADA. Devido as ondulações de veículos médios e caminhões que transitam nas ruas alagadas, há maior prejuízo material para todos os afetados, que solicitam constantemente pelo 190 o fechamento das ruas. A forte correnteza, os vários pontos alagados, torna impossível a utilização de cones, como também cavaletes, sendo que veículos são arrastados, portões e muros derrubados pela água.

Como sugestão de um comerciante, concordância da prefeitura Municipal e a única forma viável, ocorrerão o isolamento com cordas pelos comerciantes cadastrados, até que se tenha viatura disponível pra chegar ao local ou encontre-se alternativa melhore e coerente.

Ressalta-se que mesmo as viaturas não conseguem transitar quando o local está em completo alagamento. Associado a isso, a água de enxurrada é também de bueiros e depósitos de lixo residencial, que pode estar contaminada e afetar a saúde dos policiais militares, por não possuírem EPI ( equipamento de proteção Individual), como o corpo de bombeiros. Ficou definida  a disponibilização de 2 caminhões basculante, 01 caminhão com carroceria aberta, 01 caminhão pipa,01 retro escavadeira, 200 metros de corda, fita zebrada  e 10 funcionários, pela prefeitura municipal e coordenação dos encarregados,doação de dez metros de pano Oxford  vermelho pelos comerciantes para melhor visibilidade das cordas. Foram divididos em pontos estratégicos os estabelecimentos de maior facilidade para o isolamento quando iniciar o alagamento: Rua Raul soares próximo ao depósito Abdala e Drogaria Santo Antônio, Praça Monsenhor Alvim entre a Caixa Econômica Federal e Atine Bausse. Após esta ações ocorreu novo alagamento, contudo não houve solicitação do 190 e todos os envolvidos relataram e entendem que Policia Militar não consegue resolver o grave problema, mas compreenderam que está sendo feito o possível dentro do limite da Instituição, para colaborar com o que pleiteavam. Como todo planejamento sofre modificações, ficou estabelecido o meio de comunicação, para que tanto a sociedade civil e os coordenadores de Instituições possam aperfeiçoá-lo.sobre questionamentos que não competem a PMMG gostaríamos de deixar claro aos ilustres participantes  que temos outros instrumentos legais. Por exemplo, a ação popular prevista na lei N* 4787/65 ou medidas simples de pedido de esclarecimentos diretamente ao poder executivo, ou por intermédio de audiência pública do poder legislativo municipal.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

*