Via 040 inicia duplicação de viadutos e pontes

em Destaques/Região por

Mais uma importante etapa para a continuidade da modernização da BR-040 será executada já neste segundo semestre de 2015. Nos próximos meses, o trecho da rodovia que passa por Congonhas (MG) receberá um conjunto de obras fundamental para o desenvolvimento da região. O primeiro passo será a duplicação de todas as pontes e viadutos do segmento. Ao todo, o pacote de melhorias contempla seis equipamentos, inclusive a construção do trevo norte, uma demanda histórica da população de Congonhas. As intervenções eliminarão antigos gargalos e promoverão novos padrões de segurança e fluidez a todos os usuários da BR-040.

Além da duplicação das pontes e viadutos e da construção do novo trevo Norte, estão previstos 28,4 quilômetros de obras de adequação da pista, que serão iniciadas tão logo a Via 040 obtenha as licenças que autorizam a execução das atividades e que são emitidas pelos órgãos federais.

“É com grande entusiasmo que recebemos a notícia da duplicação dos viadutos e pontes, assim como a construção do novo trevo de acesso norte. Anseios históricos de Congonhas e região estão sendo acolhidos, em uma demonstração de que a participação e a parceria entre a empresa e o município contribuem positivamente para melhorar a vida de quem usa a BR-040”, destaca Zelinho, prefeito de Congonhas.

A concorrência para a contratação das empresas que realizarão as obras está sendo conduzida pela Via 040 e a previsão é de que até meados de outubro o processo esteja

concluído, para início imediato das intervenções. Todas as obras ocorrerão ao mesmo tempo e tem prazo aproximado de nove meses para a conclusão.

“O projeto de modernização da BR-040 prevê um amplo leque de melhorias para a região de Congonhas. Estas primeiras obras nas pontes e viadutos serão executadas com rapidez e qualidade. Nosso ritmo de trabalho ficará ainda mais intenso assim que o licenciamento ambiental for publicado, com a implantação de novas obras na região, como pistas marginais, acessos, retornos e passarelas, além da adequação das pistas atuais. Estamos confiantes e prontos para atuar.”, explica Tulio Abi-Saber, presidente da Via 040.

Todos os projetos foram discutidos com representantes dos poderes Executivo e Legislativo, além de lideranças comunitárias, empresariais e da sociedade civil em geral. Tulio Abi-Saber ressalta a importância deste diálogo com a comunidade: “É cada vez maior nosso conhecimento acerca das necessidades das comunidades com as quais nos relacionamos e o resultado desse diálogo é o constante aperfeiçoamento dos projetos realizados pela Via 040, de forma a entregar às regiões onde atuamos melhorias que contribuam para o dia a dia de todos e para o desenvolvimento local.”, completa.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

*