Polícia Militar do meio ambiente autua desmatadores em Santos Dumont.

em Região por

 

Em SANTOS DUMONT, no sábado dia 11, policiais militares do meio ambiente, durante patrulhamento ambiental, no deslocamento próximo a USINA GUARY, zona rural, avistaram de longe uma revirada de terra próximo a um pequeno barramento. No local foram recebidos pelo caseiro, que nos relatou que o Sitio pertence a um homem de 58 anos que este mora em SANTOS DUMONT.

intervençao sts dumont2

No ato da fiscalização visualizaram um depósito de terra as margens de uma lagoa, numa extensão de 200m2, porém tal aterramento também está distante menos de 30 metros de um curso d´agua, sobras da USINA GUARY, e tal terra pode carrear para o leito do rio. Visualizaram ainda no sitio que ocorreu o corte de 06 árvores nativas em área considerada de preservação permanente próximo ao curso d’agua citado. Quando deslocavam-se para SANTOS DUMONT depararam com o dono do sitio, o qual relatou que não tem autorização para tais intervenções, e que colocou terra nas margens da lagoa com a finalidade de contenção, tendo em vista o perigo de rompimento desta, e que vai plantar baquearia no local para segurar a terra e que o corte das árvores foi o caseiro que cortou sem sua autorização, pois o mesmo havia solicitado uma capina no local.

Diante dos fatos narrados deslocaram-se até a sede do 3º GPMAmb, onde foram lavrados os autos de infração num total de R$ 2.253,79. Foi confeccionada notificação do IEF para que o proprietário do sitio apresente o registro do uso d´agua da referida lagoa.

Em continuidade a equipe deslocou até a localidade do Piau, quando visualizaram pendurado na varanda da casa um pássaro da fauna silvestre brasileira conhecido vulgarmente por “TRINCA-FERRO”, a dona da casa ao ser indagada sobre autorização do IBAMA para manter o pássaro em cativeiro esta relatou não possuir. Diante dos fatos o pássaro foi apreendido e a autor foi orientada a comparecer na DP para prestar maiores esclarecimentos sobre o fato.

Dando andamento ao atendimento de denuncia a qual relatava sobre corte de arvores com uso de motosserra. No local foram recebidos pelo caseiro do Sitio, sendo que o proprietário não estava no local e no ato de fiscalização depararam com uma limpeza de pasto, realizada com foice e o corte esparso de 05 árvores nativas em área considerada de preservação permanente há menos de 50 metros de uma lagoa, visualizaram ainda 04 árvores caídas, que foram quebradas pelo vento.

Diante dos fatos narrados foi confeccionada a notificação do IEF para que o proprietário apresente autorização especial para tais cortes. Caso o proprietário não apresente autorização serão tomadas as medidas administrativas pertinente ao caso.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

*