Aterro sanitário de Carandaí pede socorro

em Cidade/Destaques por

Mais de 3,3 mil prefeituras ainda descartam lixo a céu aberto, em terrenos sem qualquer tratamento para evitar a contaminação do solo.

Desde Agosto de 2014, todas as cidades do país estão proibidas de usar lixões e o prefeito que desobedecer a lei pode ser multado em até R$ 50 milhões.

A lei  n° 12.305, de 2010 determinou que todos os municípios do País dessem um fim nos lixões a céu aberto e implantassem aterros sanitários.Sobre resíduos sólidos e  deu quatro anos para que os municípios substituíssem os lixões por aterros sanitários.

Hoje, 60% dos municípios não contam com aterros sanitários. A situação é pior no Nordeste.

Em Carandaí o Aterro Sanitário que é  Controlado pelo Município localizado em Hermilo Alves está com as valas lotadas e o lixo recolhido tem sido despejado a céu aberto, moradores das imediações reclamam da situação e o aumento da proliferação de insetos peçonhentos, mosquitos além do mau cheiro.

A denúncia que chegou a câmara municipal de Carandaí. A Comisão de Saúde Saneamento e Meio Ambiente, composta pelos vereadores Pedro Marconi, Lucimar e Osmar Severino estiveram no local comprovaram a situação do aterro e encaminharam um relatório à Câmara solicitando providencias cabíveis sejam tomadas pela Vigilância Sanitária consoante Lei Municipal 2.092 de 23 de Dezembro de 2013 que autoriza o Município de Carandaí a participar do consórcio intermunicipal de reciclagem e compostagem de lixo que contêm outras providencias.

Nossa equipe tentou contato com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Carandaí porém até agora não havia se manifestado oficialmente sobre o caso.

1 Comments

  1. Este problema vem agravando a cada dia, o pior disso tudo é que um trecho da Estrada Real passa ao lado deste “lixão”, o mau cheiro, sacolas voando, urubus tornam o local praticamente intransitável. Sempre passo por lá de bicicleta, ano passado mesmo conversei com o secretário de cultura Valério, sobre o local, uma vez que pretendia fazer uma competição de Mountain Bike e passaríamos por lá, mas como não tinha previsão de melhoras optei por aguardar e passar o trajeto pelo gasoduto.
    É uma pena ver que o poder público de nosso município não está dando a devida importância à coisas básicas como a preservação do meio ambiente e destinar o lixo a um local adequado.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

*